Publicado em 19/09/2025 às 09:26, Atualizado em 19/09/2025 às 13:45
Ministro Messod Azulay Neto concede liberdade ao político acusado de chefiar esquema investigado na Operação Tromper
Ministro Messod Azulay Neto entendeu que não há provas novas que justifiquem a manutenção da prisão. Ex-vereador voltará a cumprir medidas cautelares. Claudinho Serra está em presídio no Noroeste. (Reprodução)
O ministro Messod Azulay Neto, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta quinta-feira (18) a soltura de Claudinho Serra (PSDB), preso desde 5 de junho sob acusação de chefiar um esquema de corrupção em Sidrolândia.
A decisão foi proferida na tarde de hoje e já foi encaminhada à Justiça Estadual, responsável por adotar as providências para liberar o político. Até o momento, não há confirmação se a medida impõe condições específicas, como uso de tornozeleira eletrônica ou restrições de deslocamento. Serra permanece detido no Centro de Triagem “Anísio Lima”, no complexo prisional do Noroeste.
O pedido de habeas corpus chegou ao STJ na quarta-feira (17), após o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) negar recurso apresentado pela defesa. No mesmo dia, o TJ também negou liberdade ao empreiteiro Cleiton Nonato Correia, da GC Obras, e ao assessor Carmo Name Júnior, presos na mesma operação.
Claudinho Serra e outros 13 investigados se tornaram réus na 4ª fase da Operação Tromper, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado). Eles respondem por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul apontou que o esquema continuou mesmo após as fases anteriores da investigação.
Esta é a segunda vez que Serra é preso no âmbito da operação. Em abril de 2024, ele já havia sido detido na 3ª fase da Tromper, mas acabou solto antes de ser novamente alvo das investigações neste ano.
📍 Situação atual
Com a decisão, Claudinho será solto, mas continuará cumprindo medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno.