SidroNews
Terra planagem

Prazo para pagar IPVA 2026 com 15% de desconto termina nesta segunda-feira

Último dia para quitar o imposto à vista com abatimento é 5 de janeiro; pagamento pode ser parcelado em até cinco vezes.

Redação
SidroNews
Prazo para pagar IPVA 2026 com 15% de desconto termina nesta segunda-feira

Neste ano, o prazo para garantir o desconto foi antecipado em relação a anos anteriores, quando o vencimento costumava ocorrer no fim de janeiro

Termina nesta segunda-feira (5) o prazo para pagar o IPVA 2026 à vista com desconto de 15% em Mato Grosso do Sul. Cerca de 870 mil veículos estão sujeitos à cobrança no estado. Os boletos começaram a ser enviados em dezembro pelos Correios e também podem ser emitidos no portal da Sefaz.

Neste ano, o prazo para garantir o desconto foi antecipado em relação a anos anteriores, quando o vencimento costumava ocorrer no fim de janeiro, exigindo atenção e planejamento logo no começo do ano.

Parcelamento

Quem não optar pelo pagamento à vista pode parcelar o imposto em até cinco vezes, com vencimentos entre janeiro e maio. O valor mínimo de cada parcela é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos.

  • 1ª parcela: 30 de janeiro de 2026

  • 2ª parcela: 27 de fevereiro de 2026

  • 3ª parcela: 31 de março de 2026

  • 4ª parcela: 30 de abril de 2026

  • 5ª parcela: 29 de maio de 2026

Pagamento em atraso

Em caso de atraso, há cobrança de juros de mora e multa previstos em lei. Sem o pagamento do IPVA — ou comprovação de isenção — o veículo não pode ser licenciado, transferido ou registrado, além de ficar bloqueado para alterações de propriedade ou posse.

A consulta do valor e a emissão do boleto estão disponíveis no site da Sefaz:

O desconto e o parcelamento não valem para veículos novos em primeira tributação, que seguem regras próprias.

Isenções e reduções

O IPVA em Mato Grosso do Sul tem regras específicas de isenção, imunidade e redução, previstas em lei. Entre os casos em que o imposto pode deixar de ser cobrado estão veículos oficiais, máquinas agrícolas, táxis, ambulâncias, veículos antigos e ocorrências de furto, roubo ou perda total.

Também existem benefícios para categorias específicas:

  • PcDs: desconto de 60%

  • Frotistas com 30 ou mais veículos: redução de alíquota

  • Veículos a GNV: isenção total

O Estado também mantém alíquotas diferenciadas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários, conforme decreto publicado em novembro, o que pode impactar o valor final do imposto.

Compartilhar:

Comentários (0)

Carregando comentários...

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado

* Campos obrigatórios. Seu comentário será moderado antes de ser publicado.

Notícias Relacionadas