A unidade da JBS em Sidrolândia deu um passo na modernização de sua produção com a implementação de um sistema de automação na linha de desossa da coxa. O investimento na aquisição de duas máquinas visa aumentar a eficiência e substituir o trabalho manual de cerca de 150 funcionários neste setor.
A implantação do novo sistema foi realizada neste mês, após a suspensão temporária do abate para testes e entrada em operação do novo maquinário.
Reaproveitamento de Colaboradores
Apesar da substituição das funções pela tecnologia, a maior parte dos trabalhadores será reaproveitada em outras áreas da indústria.
Novas Funções: Um grupo será remanejado para setores de acabamento, atuando na retirada de cartilagem, tendão, excesso de pele e na classificação do produto.
Reforço na Pendura: Outro contingente será transferido para a linha de pendura de frangos. Este setor será reforçado para cumprir um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho, que exige a redução no ritmo de trabalho (de 21 para 12 frangos por minuto) para diminuir o alto índice de lesões por esforços repetitivos (LER/DORT).
Embora o avanço tecnológico traga maior eficiência, ele também acende um debate sobre o futuro da mão de obra na indústria local, sendo fundamental o papel da empresa e do sindicato em garantir o treinamento e o remanejamento adequado dos trabalhadores.










Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.