Uma moradora do Assentamento Alambari Fetagri em Sidrolândia, viveu momentos de angústia após cair em um golpe virtual na tarde de ontem (19). Segundo relato da vítima, ela recebeu uma vídeo chamada de um homem que se apresentou como funcionário do Hospital Regional. Durante a ligação, o interlocutor informou que a quimioterapia de seu pai já estava agendada e que, para confirmar o procedimento, seria necessário verificar a caixa de e-mail.
Ao acessar o e-mail indicado, a moradora perdeu imediatamente o controle do aparelho celular, assim como dos aplicativos instalados, entre eles o WhatsApp. Em seguida, todos os seus contatos passaram a receber mensagens enviadas em seu nome, com orientações sobre uma suposta configuração da plataforma OLX, acompanhadas de um link malicioso.
Diversos familiares foram atingidos pelas mensagens e a alertaram sobre a fraude. A vítima contou ainda que teve a senha do e-mail alterada pelos criminosos, o que a impossibilitou de recuperar o acesso e reinstalar seus aplicativos bancários. Até o momento, não há confirmação de prejuízo financeiro.
Autoridades reforçam que esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais comum e orientam a população a desconfiar de mensagens, chamadas ou links recebidos de desconhecidos, além de acionar imediatamente a polícia em caso de suspeita de fraude.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.